PAGINAS

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Terra X Homem

Quem acabará com quem?
A humanidade acredita que com seus meios artifíciais pode dominar a Terra, mas em seu avanço neste domínio o que está conseguindo é a devastação de ar, terra, subsolo e oceanos. Podemos ver o rastro humano em todos os lugares, inclusive fora da órbita terrena. Onde chegar com tanta ganância e tanto descaso com as coisas que nos deixam vivos? E como escapar de se utilizar daquilo que construímos sem auxiliar nesta devastação? O problema é que ninguém consegue mais viver sem que esteja dando auxílio à destruição. Todos os dias poluímos rios, criamos lixos de diversos tipos e devastamos o que ainda existe de puro. Será que isto tudo faz do homem um ser poderoso ou idiota, que segue destruindo sua própria casa?
Por outro lado, o que a Terra faz para mudar a situação? Como Raul Seixas profetisou em uma de suas canções: "Se o cachorro não aguenta mais as pulgas se livra delas no sacolejo". E a Terra vem fazendo seu papel. O clima vem se transformando drásticamente, mostrando que nada é eterno e que o feitiço está virando contra o feiticeiro. Enquanto a humanidade acredita que está destruindo o planeta, esta quer se livrar das pulgas que não lhe deixa em paz. Mas a paz traz consequências para os que guerream, e principalmente para os que estão em desvantagem.
Porém, quem vencerá nesta guerra? A humanidade com suas máquinas incríveis e sua mente brilhante ou a natureza de um planeta que em sua própria evolução tende ao movimento e para transformações drásticas que a previsão não previne? Infelizmente, pagaremos para ver. E pagaremos muito caro.